Um levantamento da revista Forbes elegeu o Brasil como o melhor lugar do mundo para o ecoturismo entre 50 países pesquisados. O estudo destacou que cerca de 30% do território brasileiro está atualmente protegido, incluindo oito sítios do Patrimônio Mundial Natural da Unesco. Entre eles está o Complexo de Conservação da Amazônia Central, que protege espécies ameaçadas como o peixe-boi da Amazônia e o jacaré-açu.
Ecoturismo pelo mundo
Na segunda colocação está o México, que abriga 29 mil espécies de animais e plantas, das quais 115 são protegidas. Com uma extensão de 2 milhões de km², o país tem cerca de um quarto do tamanho do Brasil, mas oferece um número igual de Patrimônios Mundiais Naturais da Unesco. Um desses locais, as 244 áreas costeiras, ilhas e ilhotas no Golfo da Califórnia, é o habitat de 39% dos mamíferos marinhos do mundo.
A Austrália é o único país entre os cinco primeiros localizado fora da América. O país possui 16 sítios do Patrimônio Mundial Natural da Unesco, o número mais alto de todos os 50 países pesquisados. Um deles é a Grande Barreira de Corais, a maior coleção de recifes de corais do mundo, que abriga espécies ameaçadas de extinção, como a vaca marinha e a grande tartaruga verde. Cerca de 20% da massa terrestre da Austrália é protegida e 101 de suas 27 mil.
O Equador tem 23% do seu território protegido e conta com dois Patrimônios Mundiais Naturais da Unesco – o Parque Nacional Sangay e as Ilhas Galápagos. Este último está exposto a influências geográficas únicas, como atividade vulcânica contínua, que criou espécies incomuns, incluindo iguanas terrestres e uma variedade de tentilhões.
Já a Costa Rica tem 27% dos 52 mil km² protegidos. É o menor país a figurar no top 5, mas é ocupado por aproximadamente três espécies de animais e vegetais por 10 km². Este é o número mais alto dos cinco países listados. Quase 14 mil espécies diferentes de animais e plantas podem ser encontradas na Costa Rica. O país tem três Patrimônios Mundiais Naturais da Unesco. Mas para aqueles que desejam explorar os ecossistemas subaquáticos, o Parque Nacional da Ilha Cocos é uma atração popular, oferecendo a oportunidade de ver atuns, raias, golfinhos e tubarões.
Seguro viagem é o melhor amigo do ecoturista
Em meio a tantos destinos exuberantes, as chances de imprevistos são grandes e, muitas vezes, os locais podem ser distantes de grandes centros e redes de atendimento médico. E para evitar perrengues e dores de cabeça, o seguro viagem é o melhor aliado para este tipo de passeio.
A GTA conta com opções de planos nacionais e internacionais que oferecem, entre outras coisas, cobertura para despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas (DMHO), traslado médico, despesas farmacêuticas, extravio de bagagem e atraso de voo.
E se o destino for por aqui mesmo não pense que o seguro é irrelevante. Lembre-se que muitos planos de saúde têm abrangência regional e gastar o tempo de viagem na fila do SUS ninguém merece. Então, bora fazer as malas!