Outubro chegou e, com ele, a campanha Outubro Rosa.
Neste mês, convidamos você a fazer parte da jornada de Conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero.
Infelizmente, essas são as doenças mais comuns entre mulheres no Brasil. Os diagnósticos são responsáveis por 73 mil novos casos de câncer de mama e 17 mil de câncer de colo do útero. POR ANO!
A boa notícia é que, quando descoberto cedo, o câncer de mama tem mais de 95% de chances de cura e melhores opções de tratamento. Mesmo assim, ele ainda é a principal causa de morte entre mulheres no país. Já o câncer de colo do útero ocupa o terceiro lugar em incidência.
E como a GTA acredita que “Cuidar de pessoas” é mais do que um lema, estamos juntas com você nessa caminhada! O primeiro passo é sempre a PREVENÇÃO.
Então, dá uma olhadinha nas informações abaixo e vamos juntas:
Prevenindo o Câncer de mama:
– Conheça seu corpo. Não tenha vergonha de se olhar no espelho e observar cada detalhe. Toque suas mamas sempre que possível, no banho, ao trocar de roupa ou em momentos de cuidado consigo mesma.
– Se atente a nódulos (caroços) nas mamas, axilas ou pescoço, que geralmente são fixos e indolores, presentes em 90% dos casos.
– Fique alerta ao notar a pele avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja.
– Observe alterações na aparência do mamilo ou saída de secreções.
– Fatores hormonais, ambientais, comportamentais e genéticos podem aumentar os riscos.
– Alimentação equilibrada e atividade física regular ajudam a reduzir as chances da doença.
– Segundo as novas diretrizes do Ministério da Saúde, mulheres de 50 a 74 anos devem realizar o rastreamento mamográfico a cada dois anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda incluir o exame a partir dos 40 anos, anualmente.
– O procedimento é simples, dura entre 15 e 25 minutos e não exige preparo prévio.
– Cerca de 37% dos diagnósticos no Brasil ainda acontecem em estágios avançados. Por isso, fique de olho em fatores de risco como sedentarismo, obesidade, tabagismo, consumo de álcool e histórico familiar de câncer de mama ou ovário.
Prevenindo o Câncer de colo do útero:
– A principal causa é a infecção persistente pelo vírus HPV, muito comum entre mulheres no Brasil.
– A vacina contra o HPV é a forma mais eficaz de prevenção. Converse com seu ginecologista.
– Meninas e meninos de 9 a 14 anos devem ser vacinados.
– Procure atendimento médico se houver dor ou sangramento durante ou após a relação sexual, corrimento anormal, sangramento fora do ciclo menstrual ou após a menopausa.
– Corrimento com sangue ou mau cheiro também são sinais de alerta. Não marque bobeira!
– Papanicolau em dia! O exame preventivo deve ser feito regularmente por mulheres de 25 a 64 anos.
Acesso gratuito à saúde
No Brasil, exames preventivos são oferecidos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Basta procurar a unidade de saúde mais próxima.
Em São Paulo, o Programa Mulheres de Peito facilita a realização da mamografia e garantindo o tratamento após o diagnóstico. O agendamento é feito pelo telefone 0800-779-0000 (ligação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h).
Além disso, as Carretas da Mamografia, unidades móveis de saúde, percorrem por várias regiões de São Paulo, com o intuito de ampliar o acesso ao exame. Para mulheres de 50 a 69 anos, basta apresentar o RG e cartão do SUS, sem necessidade de pedido médico. Já para a faixa etária de 35 a 49 anos, é preciso apresentar a solicitação médica junto com os documentos de identificação.
Sua saúde está em suas mãos.
Pratique o autocuidado, mantenha os exames em dia e consulte seu médico.
Estamos juntas nessa!