Dicas,  Informativo

Novos hábitos de consumo: as lições da pandemia

Quase dois anos de pandemia e o que realmente aprendemos? Nessa reta final de 2021, convidamos vocês a refletir sobre as lições que a Covid-19 nos ofereceu, especialmente aquelas que envolvem o hábito de consumo dos brasileiros. E essa nova realidade vem mudando a rotina de quem atua no turismo.

Otimistas, mas seletivos

Segundo o levantamento EY Future Costumer Index 2021, realizado pela consultoria EY-Parthenon, os consumidores estão mais otimistas, porém mais seletivos na hora da compra. A expectativa é que esse novo comportamento dure pelo menos mais cinco anos. O momento pode ser oportuno, por exemplo, para a comercialização de viagens em destinos mais exclusivos e livres de aglomerações. E o seguro viagem desponta também como um produto ideal.

Mais saudáveis e sustentáveis

O estudo mostrou ainda que 96% dos brasileiros priorizam a saúde da família e o impacto social e comunitário da pandemia. Mesmo no pós-pandemia, com a imunização em massa, os consumidores afirmam que vão continuar, por exemplo, querendo produtos e serviços que possam comprar online, que tenham bom preço, sejam de qualidade e que façam bem à saúde e ao planeta.

Ter uma diversidade de plataformas digitais à disposição do viajante se tornou ainda mais necessário. E a inclusão do seguro no pacote turístico pode ser a garantia de uma viagem mais tranquila não só para o passageiro, mas para toda a comunidade do destino escolhido.

Preço, preço e preço

Mas cuidado: agregar valor a uma venda não pode significar um peso no bolso. O preço ainda é o critério mais importante para a decisão de compra de 78% dos entrevistados. Os brasileiros estão mais seletivos: 65% estão comprando somente o essencial e 74% pretendem economizar mais dinheiro. A tendênciaé optar por marcas em que confiam e observar se a compra fará bem para a saúde, seja ela física ou mental.

Retomada das viagens e com seguro

Os brasileiros das classes C e D aumentaram os gastos com viagens neste segundo semestre, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander. De acordo com o estudo, os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo foram companhias aéreas (13%) e hotéis (8%).

Levantamento da Organização Mundial do Turismo (OMT) revela que o sul da Europa, o Mediterrâneo, o Caribe, a América do Norte e a América Central foram as regiões que receberam mais turistas em 2021 do que no ano passado.  Já o relatório da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) revelou um crescimento de 277% na contratação de seguro viagem durante o mês de setembro.

A modalidade mantém uma tendência de crescimento desde abril de 2021, seguindo a retomada do turismo no Brasil e a abertura das fronteiras internacionais, conforme o avanço da vacinação.

Oportunidade de negócios e segurança na bagagem

Todos esses dados revelam uma grande possibilidade de negócios para os agentes de viagem e para todo o setor. Mas lembrem-se de uma tendência que já existe muito antes da pandemia. O cliente busca cada vez mais um atendimento consultivo, com uma prestação de serviços que valorize os mínimos detalhes e o faça se sentir realmente único.

Por isso, o viajante espera sempre dicas preciosas para assegurar aquela viagem dos sonhos. Não se esqueça das soluções de telemedicina e das regras para obter o novo passaporte sanitário. Mais do que nunca, o trabalho dos agentes de viagem pode ser essencial para deixar os viajantes livres de qualquer preocupação.

Comente aqui no post, compartilhe esse conteúdo e acompanhe as nossas páginas no Facebook, Instagram e YouTube. Nossos canais foram feitos para que você possa sanar dúvidas sobre assuntos ligados ao turismo e seguro viagem.

Até o próximo blog post e que venha um 2022 repleto de boas notícias, viagens e negócios!

Nosso Negócio é cuidar de Pessoas.

Posts Relacionados
Perdeu a mala na viagem? Saiba quais são os primeiros passos

Imagine que o tempo e o dinheiro investido para levar a mala perfeita, cheia de pertences indispensáveis, presentes para entes Read more

Vem chegando o verão e aquela praia para chamar de sua

O avanço da vacinação estimulou a retomada do turismo. E com a chegada do verão, nada melhor do que ...

Bye bye muvuca nas viagens de fim de ano!

O avanço da vacinação despertou uma corrida dos brasileiros por destinos turísticos para o fim de ano. E a vontade Read more

Setor de turismo comemora retomada das feiras e eventos corporativos

Um dos setores mais impactados pela pandemia foi, sem dúvida, o de feiras e congressos. Segundo a União Brasileira de Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat