Dicas de Viagem

Guia completo para viagem de acampamento

viagem de acampamento

Quer se conectar com a natureza ao lado de amores, amigos ou até mesmo de família? Já pensou em uma viagem de acampamento?

E aqui vai um dado para você, definitivamente, não achar essa sugestão tão exótica assim. Segundo levantamento do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), o número de acampamentos turísticos cresceu 36%, passando de 465 estabelecimentos para 632 entre dezembro de 2021 e o fim de junho de 2022.

Uma viagem de acampamento pode ser divertida, recheada de trilhas e aventuras e até com altas cargas de emoção. E isso requer planejamento para que tudo ocorra dentro dos conformes e se torne memorável. Confira dicas úteis.

  • Escolha o acampamento certo

Para isso, considere a localização, as comodidades e a acessibilidade. Procure um acampamento que ofereça muitas atividades, como caminhadas, pesca ou natação. Se você estiver ao lado de crianças pequenas, escolha um local com playground ou outras atividades para a meninada.

  • Faça um check-list criterioso

O check-list dos equipamentos deve incluir uma barraca, sacos de dormir, um fogão, um refrigerador e utensílios de cozinha. Também é importante levar baterias sobressalentes, um kit de primeiros socorros e um mapa da região. Não se esqueça de levar roupas adequadas ao clima para as atividades planejadas.

  • Planeje suas refeições

Não deixe que o estresse de última hora te domine. Basta selecionar receitas simples que possam ser facilmente preparadas em um fogão de acampamento ou na fogueira. Leve bastante lanche e água para se manter hidratado. Em caso de situação inesperada, também é uma boa ideia embalar alimentos não perecíveis.

  • Pratique os princípios de não deixar rastros

É crucial manter o ambiente natural enquanto acampa, garantindo que você o deixe exatamente como o encontrou. Pratique os princípios de não deixar rastros descartando todo o lixo adequadamente, usando anéis de incêndio estabelecidos e seguindo as trilhas designadas. Respeite os hábitats naturais da vida selvagem e não os perturbe.

  • Esteja preparado para o clima

Verifique a previsão do tempo antes de sair para sua viagem e faça as malas de acordo com ele.  Leve capa de chuva, roupas quentes e protetor solar. Também é essencial conhecer os sinais de hipotermia e insolação e como preveni-los. Antes de embarcar na sua viagem de acampamento, é aconselhável contatar o parque de campismo e se informar sobre as condições meteorológicas.

Acampar é uma chance de desconectar e se relacionar com as pessoas  queridas. Considere organizar atividades como caminhadas, pesca ou compartilhar histórias ao lado do fogo. Você também pode considerar outras atividades divertidas, como jogos de tabuleiro, observar as estrelas ou até mesmo assar marshmallows, como nos filmes americanos.

Acampamento com seguro

Um dos pontos que nunca devem ser negligenciados é a contratação do seguro viagem, que garante o suporte ao viajante em situações imprevistas e para casos de urgência e emergência. Temos uma central operativa 24 horas por dia e em todos os dias da semana, que indica prestadores de serviço como postos de saúde, farmácias e redes hospitalares. A GTA conta com uma série de planos nacionais e internacionais que cobrem diversas modalidades de viagem.

Não se esqueça de deixar seu comentário e registrar sua opinião e sugestão sobre qual outro tema gostaria de ver aqui no blog.

Acompanhe também nossas páginas no Facebook, Instagram e YouTube para ficar por dentro de mais conteúdos ligados ao turismo e seguro viagem.

Até o próximo blog post!

Post anterior
Dicas e roteiros para viajar sozinho
Próximo post
Roteiros de viagem para realmente chamar de seu
IMPRENSA
OUTROS ARTIGOS