Dicas de Viagem

ETIAS: o que você precisa saber sobre a autorização para entrar na Europa

O que é ETIAS?

Se você está planejando ir para a Europa, saiba que você pode ter que preencher o ETIAS. As regras para entrada na região mudaram e, a partir de 2024, cerca de 1,4 bilhão de pessoas de mais de 60 países isentos de visto precisam ter uma autorização de entrada.

O que é o ETIAS?

O ETIAS é a sigla para European Travel Information and Authorisation System, que em português significa Sistema de Informação e Autorização de Viagem da União Europeia. Consiste em um requisito de entrada para cidadãos isentos de visto que viajam para 30 nações europeias. O documento tem validade até a data de vencimento do passaporte ou por até três anos. E a cada renovação, uma nova autorização deve ser obtida.

Período de validade

A autorização permite ao viajante entrar no território desses países europeus quantas vezes quiser, para estadas de até 90 dias dentro de um período de 180 dias. No entanto, isso não significa garantia de entrada. Ao chegar, um guarda de fronteira pedirá para conferir seu passaporte e outros documentos e verificar se você atende a todas as condições requeridas pelo país

Quanto tempo leva para sair a autorização?

O pedido demanda poucos minutos para os viajantes que baixarem o aplicativo. Mas a autorização pode sair dentro de quatro dias. Observe que esse período pode ser estendido por até 14 dias se você for orientado a fornecer informações ou documentação adicionais, ou até 30 se for convidado para uma entrevista. É por isso que se recomenda solicitar a autorização bem antes de sua viagem planejada.

Confira todas as informações do documento

Ao obter sua autorização de viagem ETIAS, certifique-se de que seu nome, número do passaporte e outras informações estejam corretos. Se houver algum erro, você não poderá cruzar a fronteira. Se o seu pedido for recusado, o e-mail fornecerá os motivos dessa decisão. Também incluirá informações sobre como recorrer.

Taxa de inscrição

A inscrição para a autorização de viagem ETIAS custa 7 euros, embora alguns viajantes estejam isentos de pagar essa taxa, tais como menores de 18 anos ou maiores de 70 anos. Também estão isentos os familiares de cidadãos da União Europeia ou de cidadãos de fora do bloco que tenham o direito de circular livremente na região.

Quem precisará do ETIAS?

Todos os cidadãos dos 62 países que podem viajar pela Europa sem visto deverão preencher o ETIAS, incluindo menores de idade. Na lista de países atingidos com a nova regra estão Brasil, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Argentina e Japão.

Programe a viagem com seguro

Em 26 países da Europa integrantes do Espaço Schengen, o passageiro é obrigado por lei a apresentar um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros. São eles a Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Sendo assim, é necessário saber as peculiaridades do seguro, para saber com o que vocês está protegido, o que você tem direito, como acionar a central operativa, e muito mais!

Não se esqueça! A GTA conta com planos específicas para viagens pelo continente europeu. Acompanhe também nossas páginas no Facebook, Instagram e YouTube para ficar por dentro de mais conteúdos ligados ao turismo e seguro viagem.

 

Post anterior
Conheça os 5 melhores cruzeiros em família!
Próximo post
Destinos em que o seguro viagem é obrigatório
IMPRENSA
OUTROS ARTIGOS