A foto aí de cima ilustra uma das situações mais angustiantes de qualquer viagem. E quando a espera da bagagem termina em decepção?
Imagine que o tempo e o dinheiro investido para levar a mala perfeita, cheia de pertences indispensáveis, presentes para entes queridos, simplesmente foi em vão. Sem contar o estresse para comprar novos itens.
Imprevistos sempre são passíveis de ocorrer. Por esse motivo, é necessário se precaver, principalmente em época de férias.
Relacionamos aqui algumas dicas essenciais, que os próprios agentes de viagem podem utilizar para orientar seus passageiros.
- Parece bobagem, mas é importante ficar atento ao despachar a bagagem, checar se os dados estão corretos, se ela está indo para o destino exato
- Não deixe etiqueta de voos antigos na sua mala para não confundir
- Coloque uma tag de identificação, ou um cartão de visita com seu nome, telefone e e-mail, dentro e fora da mala. Pode ser útil caso alguém a encontre
- Leve sempre itens primordiais, como uma muda de roupa limpa, remédios, agasalho, dinheiro e cartões em sua bolsa de mão. Estes objetos serão muito úteis caso a mala seja extraviada
- Guarde comprovantes de despacho da bagagem até que a tenha em mãos
- Tire foto da mala fechada e aberta, contendo os pertences. Isso também ajuda, caso precise localizá-la. Além disso, também será preciso passar informações como marca, cor, tamanho da mala etc.
Cerca de 65% dos viajantes ainda não contratam nenhum tipo de seguro viagem. Somente quando ocorre um imprevisto é que as pessoas percebem a importância do serviço. Está aí mais uma razão para seguir as recomendações abaixo.
- Primeiramente, e dentro do aeroporto, o passageiro deve comunicar o fato à companhia aérea e preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), com o comprovante de despacho da mala. Em voos domésticos, é interessante também prestar queixa na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Faça esses registros o mais rápido possível
- Em caso de furto, o viajante pode fazer um boletim de ocorrência em alguma delegacia, mencionando o número do voo e nome da empresa aérea
- Guardar todos os comprovantes será útil para que o passageiro possa solicitar indenização, de acordo com o valor dos itens contidos na mala, além de gastos por conta do extravio da bagagem
- Se a companhia aérea for estrangeira, serão válidas as regras do país de origem da mesma, para indenização do valor. Muitos países seguem a Convenção de Varsóvia, que estipula que a empresa indenize US$ 20 por quilo de bagagem extraviada
Em voos domésticos, a companhia aérea tem até 30 dias para localizar a mala. Para voos internacionais o prazo é de 20 dias. Caso a mala não seja encontrada, a companhia deve pagar uma indenização. Um prazo suficiente para começar ou terminar mal uma viagem. Por isso o seguro é indispensável. Com ele o viajante pode acionar a central de atendimento e solicitar orientação no caso de bagagens extraviadas e auxílio na localização.
Além desse apoio, o seguro da GTA oferece reembolso de gastos por demora da bagagem, seguro bagagem e reembolso de gastos por reparo de mala danificada.
Mas que tal evitar tantos perrengues? Neste vídeo oferecemos dicas preciosas.
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Mas que tal evitar tantos perrengues? Nosso coordenador nacional de vendas, Rogério Esteves, fez questão de gravar esse vídeo para dar indicações preciosas.
Até o próximo blog post!